Everton marca golaço e dá vitória ao Grêmio no último lance, contra o Flu


Por: Valéria Possamai,

O sábado foi de duelo de tricolores no Rio de Janeiro. No estádio Nilton Santos, o Grêmio venceu o Fluminense, por 1 a 0, com gol marcado no último lance de partida. Aos 47′, o atacante Everton marcou de calcanhar e deu a vitória ao time gaúcho.

Com o triunfo, o tricolor chegou aos 50 pontos, mesma pontuação de Palmeiras e Inter. O time assume a terceira posição na tabela, dependendo ainda dos próximos resultados desta 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Renato Portaluppi agora, está a um ponto do líder São Paulo.

Primeiro tempo

Os minutos iniciais começaram com as duas equipes estudando o panorama de jogo. Os mandantes procuravam manter a posse da bola, enquanto o tricolor, que atuava com time alternativo, buscava o entrosamento na criação das jogadas.

As equipes criavam jogadas de ataque, mas a marcação forte impedia a conclusão, fazendo que com os arqueiros de ambos os lados, trabalhassem pouco.

A primeira finalização foi do Tricolor. Aos 15’, em jogada de Leonardo Gomes pela direita, Douglas recebeu na entrada da área, que arriscou. O chute parou nas mãos do goleiro Júlio César.

O time gaúcho mantinha marcação atrás da linha bola, o que dificultava o avanço das jogadas do Flu. A primeira finalização a gol veio somente aos 26’. Em cruzamento de Sornoza, pela direita, Everaldo cabeceou dentro da área. Mas a finalização, saiu à direita de Paulo Victor.

Aos 43’, o zagueiro Gum apareceu na estrada da intermediária e arriscou o chute. Mas a bola passou longe da meta. Sem mais grandes lances, a partida foi encerrada aos 47’, com 0 a 0, no placar do estádio Nilton Santos.

As estatísticas do primeiro tempo

Posse de bola: Fluminense 57% x 43% Grêmio
Finalizações: Fluminense 4 x 1 Grêmio
Chances de gol: Fluminense 1 x 0 Grêmio
Escanteios: Fluminense 1 x 1 Grêmio
Faltas cometidas: Fluminense 5 x 8 Grêmio
Passes certos: Fluminense 228 x 194 Grêmio
Passes errados: Fluminense 8 x 16 Grêmio
Desarmes: Fluminense 5 x 4 Grêmio
Roubadas de bola: Fluminense 7 x 7 Grêmio

*Fonte: GloboEsporte.com

Segundo tempo

O Grêmio começou arriscando na segunda etapa. A primeira finalização da etapa final foi do tricolor aos 2’. Da entrada da intermediária, Alisson recebeu e arriscou. Mas o chute saiu por cima da meta.

Os minutos iniciais eram de intensa movimentação. O Fluminense começou atacar e o tricolor aproveitava o contra-ataque. Em duas oportunidades, Pepê ficou de frente para o gol, dentro da área. Na hora da conclusão, o atacante foi derrubado em ambos os lances, mas o árbitro nada assinalou.

Aos 10’, o técnico Renato Portaluppi fez a primeira alteração. Tonny Anderson entrou na vaga de Jean Pyerre.

No lance seguinte, o Flu chegou com perigo. Da esquerda, Wilton Lucas chutou cruzado e Paulo Victor fez boa defesa, em dois lances.

Aos 16’, foi a vez do técnico da casa promover a primeira mudança. Marcelo Oliveira colocou Marcos Júnior no lugar de Gum.

Aos 19’, o atacante Éverton deixou o banco de reservas gremista e entrou na posição de Pepê.

Ao20’, Marcos Júnior em sua primeira participação saiu na cara com o goleiro gremista. O atacante tirou de Paulo Victor, mas Marcelo Oliveira apareceu na cobertura e impediu o gol do Flu.

Na jogada seguinte, Tonny Anderson teve grande oportunidade no ataque, mas na hora do passe, o atacante errou o toque para Everton, que entrava livre na área.

Passando da metade da etapa final, o panorama está totalmente oposto do primeiro tempo. As duas equipes criavam e chegavam com perigo ao ataque.

O comandante do tricolor fluminense ainda promoveu a entrada de Matheus Norton, na vaga Léo.

Aos 32’, o Grêmio chegou ao ataque no toque de bola. Alisson começou pela esquerda e acionou Douglas no meio. O camisa 10 fez o giro e encontrou Maicon, que bateu direto. Mas a Júlio César ficou com a bola.

Na jogada seguinte, foi a vez do tricolor Fluminense. Richard cortou o defensor gremista e soltou a bomba. Mas Paulo Victor espalmou e salvou a equipe gremista.

Aos 35’, o Grêmio fez a última alteração: Douglas saiu e entrou Thaciano.

O Flu também promoveu a última mudança: Sornoza deixou o gramado para a entrada de Kayque.

Aos 43’, o Grêmio chegou a marcar com Thaciano, mas a bola bateu no braço do jogador e o juiz anulou o gol.

Na jogada seguinte, Thaciano apareceu novamente e finalizou. Mas o arqueiro do Flu fez boa defesa.

Mas quisesse que só no penúltimo minuto viesse o gol. De calcanhar, Éverton marcou um golaço e sagrou a vitória do tricolor na partida. Grêmio 1 x 0 Fluminense.

Na próxima rodada, o Grêmio tem compromisso contra o Bahia, no sábado, na Arena do Grêmio. Antes disso, a equipe tem duelo decisivo pela Libertadores, nesta terça-feira, contra o Atlético Tucumán.

Ouça o gol da vitória do Grêmio no Rio de Janeiro

Ficha técnica

Fluminense (0): Júlio César; Ibañez, Gum (Marcos Júnior), Digão; Léo (Mateus Norton), Dodi, Richard, Ayrton Lucas; Sornoza (Kayque), Everaldo, Luciano. Técnico: Marcelo Oliveira.

Grêmio (1): Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Alisson, Jean Pyerre (Tonny Anderson), Pepê (Everton), Douglas (Thaciano). Técnico: Renato Portaluppi.

Gol: Everton (47’/2°).

Cartões Amarelos: Leonardo Gomes, do lado do Grêmio; Dodi pelo lado do Fluminense.

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

 

 

Comentários