Estreante marca, Grêmio vence o Paraná e diminui distância para o G-4


Por: Valéria Possamai,

O sábado teve comemoração em dose dupla para o Grêmio. Na data de aniversário do clube, o tricolor venceu o Paraná em casa, pelo placar 2 a 0. Com os gols marcados por Douglas e pelo estreante Juninho Capixaba, o tricolor chegou aos 44 pontos e ocupa a 5ª colocação, nesta abertura da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time empata com Flamengo, primeiro colocado no G-4, no mesmo número de pontos, perdendo no saldo de vitórias.

Primeiro tempo
Na data de aniversário em que o tricolor chega a marca de 115 anos, caras novas apareciam com camiseta tricolor no gramado da Arena. A partida marcou a estreia do lateral Juninho Capixaba.

E foi pela lado esquerdo do camisa 29, que surgiu a maioria das jogadas do Grêmio. Chegando aos 2’, Juninho Capixaba apareceu e fez cruzamento na área, mas Alisson não alcançou o lance e Richard ficou com a bola. Antes disso, o Paraná havia chegado ao ataque com Rafael Grampola. O centroavante recebeu cruzamento na área e cabeceou , mas o lance saiu fraco e a bola ficou nas mãos de Paulo Victor.

Aos 15’, surgiu a primeira grande chance do tricolor. Capixaba avançou pela esquerda e invadiu a área após dar um meia lua, no defensor do Paraná. No passe, Thonny Anderson recebeu em condição e concluiu, mas o goleiro Richard apareceu e espalmou a bola. O Paraná chegou em cobrança de falta. Na cobrança, Torito arriscou o chute direto, mas a bola passou ao lado da trave esquerda..

O Grêmio seguia criando as melhores jogadas, mas o time encontrava problemas na hora da conclusão. O Paraná fazia marcação forte, com todos os jogadores atrás da linha da bola.

Aos 25’, o Grêmio arriscou a conclusão de fora da área. Alisson apareceu na entrada e soltou a bomba. Mas o chute saiu por cima da meta.

Chegando aos finais do primeiro tempo, o tricolor teve a chance de abrir o placar em dois lances. Aos 36’, Léo Moura apareceu na direita e fez o cruzamento. A bola recebeu desviou e Richard se recuperou a tempo, salvando o lance com a mão direita. No rebote, Juninho Capixaba chutou perto da trave.

Os paranistas só voltaram a aparecer no ataque aos 42’. Igor apareceu na esquerda e fez o levantamento visando Alex Santana. Mas o goleiro gremista saiu bem e interceptou o lance, impedindo a conclusão.

Sem mais chances, a partida foi encerrada aos 48’, com 0 a 0 no placar da Arena. Às duas equipes encerraram o primeiro tempo com 5 finalizações, para cada lado.

Segundo Tempo

Aos 5’ surgiu a primeira oportunidade de jogo. Na cobrança de escanteio, Paulo Miranda apareceu entre os zagueiros e cabeceou. Mas a conclusão surgiu por cima da meta.

No lance seguinte, Alisson foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o capitão Douglas bateu e marcou. Gol do camisa 10 é vantagem gremista no marcador. Grêmio 1 a 0 no placar.

Após o primeiro gol, o tricolor seguiu atrás da segunda conclusão. Já saída de bola no meio campo, Alisson foi esperto e roubo a bola. O atacante tocou para Kaio, que chutou e acertou a rede pelo lado de fora.

Mas aos 18’, o tricolor ampliou a vantagem. Depois da jogada de Alisson pelo lado esquerdo, Juninho Capixaba recebeu cruzamento preciso dentro da área e concluiu para as redes. Gol do estreante e marcador ampliado na Arena. Grêmio 2 a 0.

Aos 25’, o técnico Renato Portaluppi promoveu a primeira mudança na equipe. Pepê deixou o campo para a entrada de Éverton. Depois de jogos longe do time, o jogador voltava a recontratar a torcida.

Um minuto após a entrada em campo, Cebolinha já levou perigo ao gol adversário. Após cruzamento de Douglas, o defensor do Paraná tirou mal e a bola sobrou para o atacante, que soltou a bomba. Mas o chute foi cima da meta.

Em seguida, Douglas foi substituído por Jean Pyerri.

Aos 37’, o Grêmio teve nova chance de ampliar o resultado. Em jogada de Everton, Tonny Anderson recebeu passe livre e ficou cara a cara com o goleiro Richard, mas preferiu servir para o companheiro e a defesa do Paraná acabou afastando.

Aos 40’, Cebolinha ainda tentou o chute de fora da área, mas a bola saiu em linha de fundo, sem perigo ao goleiro Richard.

Aos 42’, foi a vez do Paraná aparece no ataque pela primeira vez. Júnior arrancou pela esquerda e fez cruzamento para a área, mas a zaga gremista afastou o lance.

Já nos acréscimos, o atacante Marinho que retornava ao time após lesão, cobrou falta de longe e bola passa perto do gol.

Aos 48′, a partida foi encerrada com vitória tricolor. Grêmio 2 a 0 sobre o Paraná e muitos aplausos na Arena.

Na próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho enfrenta o Ceará. Mas antes do torneio nacional, o time tem pela frente o primeiro duelo pelas quartas de final da Copa Libertadores. O duelo ocorre nesta terça-feira, contra o Atlético Tucumán, na Argentina.

Ouça os gols da vitória gremista

Ficha técnica

Grêmio (2): Paulo Victor; Leo Moura, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Kaio, Alisson (Marinho), Douglas (Jean Pyerri), Pepê (Everton); Thonny Anderson. Técnico Renato Portaluppi.

Paraná (0): Richard; Júnior, Renê, Rayan e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana, Caio Henrique, Torito (Maicosuel), Nadson (Felipe Augusto); Rafael Grampola (Ortigoza). Técnico Claudinei Oliveira.

Gols: Douglas, 8’/2° e Juninho Capixaba 18’/2°.

Cartões Amarelos: Marcelo Oliveira, do lado do Grêmio; Igor, do lado do Paraná.

Público total na Arena: 20.198 torcedores.

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários