Entenda o caso Rithely


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

No dia 11 de março deste ano, desembarcava em Porto Alegre, o novo reforço do Internacional. Acompanhado de seu empresário, o volante Rithely chegava para reforçar o elenco colorado. Cinco meses se passaram e apesar de já estar integrado ao grupo de jogadores, o atleta não faz parte oficialmente do Internacional.

Dois dias após a chegada, no dia 13 de março, o jogador passou por exames médicos, que fazem parte do protocolo das contratações. Os resultados, no entanto, não foram satisfatórios. Uma lesão no tornozelo esquerdo foi diagnosticada e o volante precisaria passar por procedimento cirúrgico. A partir deste episódio, nasceu o imbróglio entre Sport x Atleta x Internacional, que persiste até os dias atuais.

Após a constatação da lesão, o Sport, ex-clube do atleta, se propôs arcar com os custos da cirurgia e com os vencimentos do jogador, enquanto ele não pudesse atuar pelo clube gaúcho. O Inter aceitou o acordo e manteve o negócio, que também envolvia outros atletas do clube.

Para trazer o volante, o colorado precisou ceder cinco jogadores do elenco: Léo Ortiz, Cláudio Winck, Anselmo (já negociado pelo Inter ao exterior), Andrigo e Ernando. Além de 1 milhão de reais. O contrato de empréstimo de Rithely é válido por dois anos.

Com o acerto entre os dois clubes, no dia 28 de março, o atleta passou por cirurgia. A partir de então, estipulou-se o prazo de 120 dias para a recuperação. Com a previsão, o Inter tem até o início de setembro, para acertar oficialmente a contratação do jogador.

A diretoria do Sport confirmou a reportagem da Rádio Grenal que seguiu efetuando o pagamento do salário do atleta. Durante o período de recuperação, o volante seguiu realizando atividades nas dependências do CT Parque Gigante. Durante o recesso do Mundial, Rithely realizou trabalho de fisioterapia. O atleta também participou da intertemporada do clube, em Atibaia.

Nas últimas semanas, o atleta tem participado das atividades com bola, junto com o grupo de jogadores. Enquanto o jogador vai recuperando a afinidade com o gramado, o Inter tem acompanhado a evolução do jogador. Para ser oficialmente firmado, o contrato depende da recuperação de Rithely.

*Com informações do repórter Paulo Nunes

Comentários