Conmebol pune River e suspende técnico Gallardo da semifinal contra o Grêmio


Por: Valéria Possamai,

Em decisão nesta sexta-feira, o Tribunal Disciplinar da Conmebol anunciou aplicação de punição ao River Plate e ao técnico Marcelo Gallardo, por conta de episódios no jogo de ida da semifinal, na Argentina. Assim, o treinador não poderá ficar no banco de reservas na partida desta terça-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio. Ainda cabe recurso da sentença.

De acordo com o comunicado, a punição está prevista nos artigos 106 e o 173, inciso c), por conta de atraso do início do jogo ou recomeço da partida após o intervalo. O inciso “c” ainda cita que o técnico pode ser responsabilizado e punido com suspensão se o time for reincidente, situação do clube argentino. Além da suspensão por um jogo, o treinador foi multado em US$ 1,5 mil. No caso da multa a Gallardo, o texto da Conmebol também fala no artigo 12.6, que envolve provocação a torcedores

No caso do clube, que foi punido em US$20 mil, a sanção  leva em conta às infrações aos artigos 8 e 13.2 do Regulamento Disciplinar da Conmebol. No 8, cita-se que os clubes são responsáveis pelo comportamento de jogadores, oficiais, membros e torcedores no campo de jogo e a responsabilidade se estende a incidentes de qualquer natureza.

No caso do 13.2, fala-se que as sanções podem se aplicadas quando os torcedores se comportam de maneira inadequada e incorreta, como pelo lançamento de objetos. Cena registrada pelo fotógrafo Wesley Santos, que registrou torcedores do River Plate arremessando pedras contra a torcida do Grêmio, após o fim da partida no estádio Monumental de Nuñez.

Foto: (Wesley Santos / Agência PressDigital)

Grêmio e River Plate se enfrentam nesta terça-feira, em decisão a uma vaga à grande final da Copa Libertadores. Com a vitória conquistada por 1 a 0, na Argentina, o time gaúcho se classifica com um empate. Se o River devolver o placar de ida, o duelo vai para os pênaltis. Os argentinos se classificam em caso de vitória a partir de dois gols ou até um de diferença, desde que marquem dois gols ou mais.

Confira a decisão na íntegra

El Juez Único del Tribunal de Disciplina,
RESUELVE

1º. IMPONER al CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE una multa de USD 20.000 (VEINTE MIL DÓLARES ESTADOUNIDENSES). El importe de esta multa será debitado automáticamente del monto a recibir por el CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE de la CONMEBOL en concepto de derechos de Televisación o Patrocinio.

2º. SUSPENDER al Señor MARCELO DANIEL GALLARDO por un partido. La presente sanción se deberá cumplir conforme a lo dispuesto en el Artículo 76.1 del Reglamento Disciplinario de la CONMEBOL.

3º. IMPONER al Señor MARCELO DANIEL GALLARDO una multa de USD 1.500 (MIL QUINIENTOS DÓLARES ESTADOUNIDENSES), en virtud al Artículo 12.6 del Reglamento Disciplinario. El importe de esta multa será debitado automáticamente del monto a recibir por el CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE en concepto de derechos de Televisación o Patrocinio.

4º. ADVERTIR expresamente al CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE y al Señor MARCELO DANIEL GALLARDO que en caso de reiterarse cualquier infracción a la disciplina deportiva de igual o similar naturaleza a la que ha traído causa el presente procedimiento será considerada como situación agravante.

Contra esta decisión cabe recurso ante la Cámara de Apelaciones de la CONMEBOL en el plazo de siete días desde el siguiente a la notificación de los fundamentos de esta decisión conforme al Art. 63.3 del Reglamento Disciplinario de la CONMEBOL. El recurso deberá cumplir con las formalidades exigidas en los artículos 59 y siguientes del Reglamento Disciplinario de la CONMEBOL. De conformidad con el Art. 63.5 del Reglamento Disciplinario de la CONMEBOL, la cuota de apelación de USD. 1.000 (DOLARES ESTADOUNIDENSES MIL) ha de ser abonada mediante transferencia bancaria.

Cristobal Valdés
Miembro
Tribunal de Disciplina

Foto:(Divulgação/River Plate)

Comentários