Com gol de Jael, Grêmio vence o Corinthians e garante vaga direta na Libertadores de 2019


Por: Valéria Possamai,

Ao som de mais de 40 mil torcedores, o Grêmio venceu o Corinthians e garantiu classificação direta a fase de grupos da Copa Libertadores do próximo ano. O gol marcado por Jael deixou o tricolor 66 pontos, assegurando a quarta colocação no encerramento do Campeonato Brasileiro de 2018.

Primeiro tempo

O time de Renato Portaluppi querendo a vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Para isso, a equipe precisava de uma vitória na Arena, para não precisar ficar dependente de um resultado do São Paulo. Os dois times estavam empatados em 63 pontos, porém o time gaúcho possuía vantagem no saldo de vitórias.

E, como mandante, o Grêmio iniciou os primeiros minutos tentando imprimir pressão no ataque. A primeira defesa de Cássio veio aos 6’, quando Alisson tentou o cruzamento na área, mas a bola ficou nas mãos do goleiro.

O time gaúcho tinha maior posse de bola, e o Corinthians sequer conseguia ultrapassar o meio de campo.

Aos 11’, a produtividade foi coroada com o gol de Jael. Depois da troca de passes entre Alisson e Ramiro, Maicon recebeu no lado direito e fez o cruzamento para Jael deslocar Cássio e abrir o marcador na Arena. Grêmio 1 a 0 Corinthians.

Depois do gol, o time quase ampliou a vantagem. Em lance habilidoso de Everton, o atacante carimbou o poste na conclusão.

E, o Cebolinha queria roubar a cena no último jogo do ano. Após a bola na trave, o camisa 11 levava o time ao ataque a dribles e quase marcou uma pintura.

Aos 18’, o timão chegou pela primeira vez ao ataque, mas sem perigo. Após cruzamento da esquerda, Romero recebeu e arriscou o chute, mas a bola saiu longe do gol de Paulo Víctor.

O Grêmio dominava todas as ações da partida e não ampliava a vantagem por detalhe. Aos 31’, Alisson arrancou mais um ‘uh’ da torcida, na conclusão de cabeça que passou ao lado da trave direita do goleiro Cássio.

Aos 39’, o técnico Jair Ventura precisou fazer a primeira mudança. Mateus Vital deixou o campo para a entrada de Clayson.

Aos 47’, o primeiro tempo foi encerrado na Arena com vantagem gremista no placar: Grêmio 1 a 0.

Segundo tempo

O Corinthians iniciou a segunda etapa tentando manter a posse de bola, que foi escassa no primeiro tempo. O Grêmio, por sua vez, mantinha marcação atrás da linha da bola, em busca de um erro para armar o contra-ataque.

E o timão levou perigo aos 6’, com Romero. O atacante recebeu passe dentro da área e concluiu, obrigando Paulo Víctor a fazer grande defesa.

Aos 9’, o Grêmio teve a primeira chegada na etapa final. Em cobrança de falta de Alisson, Cícero apareceu livre dentro da pequena área, mas o bandeira assinalou impedimento na conclusão.

Aos 17’, o timão teve mudanças na escalação. Douglas entrou na vaga de Gabriel.

A equipe paulista ficava mais tempo sob a posse da bola no segundo tempo. No entanto, o Grêmio conseguia segurar a equipe. O tricolor aproveitava a velocidade dos atacantes para sair em jogadas de contragolpe.

Aos 23’, Matheus Henrique entrou na vaga de Léo Moura. Na sequência, Douglas também foi para o jogo no lugar de Maicon. Do lado paulista também teve mudança. Pedrinho saiu para a entrada de Danilo.

Passando aos 30’, André também ganhou oportunidade no lugar de Jael.

Sem mais grandes finalizações, a partida foi encerrada aos 49′, com vitória e classificação do Grêmio a fase de grupos da Libertadores.

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

 

Comentários