Brasil bate o Panamá por 2 a 0


Por: Jonata, jornalista, radialista e repórter na @rdgrenal.

O Brasil enfrentou o Panamá em amistoso preparatório para a Copa América Centenário. Com gols de Jonas e Gabigol. Sem apresentar um grande futebol, o time do técnico Dunga mostrou algumas deficiências, sem muita criatividade e fazendo o básico para chegar a vitória nos EUA.

 

Primeiro Tempo

O Brasil iniciou pressionando os panamenhos e logo aos 2 minutos o time conseguiu balançar a rede do Panamá. Douglas Santos cruzou, Elias acabou bloqueado, mas Jonas, grande destaque do Benfica na temporada, aproveitou o rebote para marcar o primeiro gol brasileiro.

O começo entusiasmante dava a entender que a Seleção faria um belo jogo se consolidaria para começar bem a Copa América.

Contudo, os escolhidos de Dunga não conseguiam acertar o alvo, e apesar da quantidade de chances criadas, pecavam nas conclusões. O destaque positivo foi Philippe Coutinho, que teve papel importante no esquema feito por Dunga, produzindo boas jogadas.

 

Segundo Tempo

No segundo tempo, o técnico Dunga testou algumas variações em seu esquema tático, promovendo a entrada de alguns jogadores e mostrando que a seleção pode variar no modo de jogo e continuar com um futebol razoável.

Pelo terceiro jogo seguido e dessa vez da forma mais clara já mostrada, Dunga escalou a seleção no 4-1-4-1, inciando com Luiz Gustavo à frente da zaga deu sustentação a uma linha de quatro, que teve Elias e Renato Augusto pelo centro e Willian e Coutinho apareceram como pontas.

 A segunda formação utilizada foi mais ofensiva em relação às que vem usando. Trocou Luiz Gustavo, o primeiro volante, por Hulk. O time então passou do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1. Elias e Renato Augusto foram os mais recuados do meio-campo, com Coutinho e Willian mantidos pelos lados, Hulk e Jonas mais avançados.

Quando o Panamá começou a gostar da partida, o Brasil ampliou o marcador. Aos 28 minutos, a zaga panamenha afastou mal, o santista Gabriel dominou na área e tocou com calma na saída do goleiro: 2 a 0.

 

No próximo sábado, às 23h, o Brasil estreia na Copa América diante do Equador, no estádio Rose Bowl, em Los Angeles.  O time de Dunga deve ser semelhante ao que começou o amistoso deste domingo. A única mudança deve ser a entrada de Filipe Luis no lugar do atleticano Douglas Santos.

 

Ficha Técnica

Brasil x Panamá

Local: Dick’s Sporting Goods, em Denver (Estados Unidos)
Data/Hora: 29/5/2016, às 22h30
Cartões amarelos: Luis Henríquez, Aníbal Godoy (Panamá); Willian, Gil, Daniel Alves (Brasil)
Gols: Jonas (1’/1º T) (1-0), Gabriel (28’/2ºT) (2-0)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves (Fabinho), Gil, Miranda, Douglas Santos; Luiz Gustavo (Hulk), Elias, Willian (Lucas Lima), Renato Augusto (Rodrigo Caio), Philippe Coutinho (Kaká); Jonas (Gabriel). Técnico: Dunga

PANAMÁ: Penedo; Adolfo Machado, Baloy, Miller, Luis Henríquez (Valentin Pimentel); Cooper (Alberto Quintero), Amílcar Henríquez (Aníbal Godoy), Gabriel Gómez, Buitrago (Cummings); Luis Tejada (Blas Pérez) e Camargo. Técnico: Hernán Gomez

Comentários