Agora é G-6


Por: Kalleb França, jornalista, radialista e repórter na @rdgrenal

A Conmebol oficializou no último domingo (02), em uma reunião realizada em Bogotá (Colômbia), a abertura de mais três vagas para brasileiros na Libertadores da América. A CBF disponibilizou duas no Brasileirão, que mudou de G4 para G6 e uma na copa do Brasil. O Brasil, terá ainda outra vaga que é direto para a fase de grupos e via Copa do Brasil. A Copa Sul-americana, mudou também, agora o vencedor tem vaga direta para a fase de grupos.

Com as mudanças, abre uma nova perspectiva para o Grêmio, que de certa forma já havia abandonado as possibilidades de ir para a Libertadores 2017 via campeonato brasileiro, e já focava todas as suas forças para a Copa do Brasil.  A abertura coloca o tricolor a dois pontos do G6, sendo assim Renato já mobilizou o grupo, e a comissão técnica avalia as possibilidades e reforça o discurso de foco em ambas as competições para figurar entre os seis melhores do campeonato nacional e, ainda disputar o título da Copa do Brasil com o que tem de melhor.

Além dessas mudanças em relação ao número de vagas distribuídas pelos países que disputam a competição, a Conmebol confirmou as outras mudanças que já haviam sido anunciadas, Libertadores antes disputada por  38 times, agora terá 44 concorrentes. Outra mudança que pode afetar diretamente o calendário do Campeonato Brasileiro de 2017, é o aumento de semanas, antes a libertadores durava 27 semanas, agora são 42 e o campeonato será realizado entre fevereiro e novembro. O ponto que talvez ainda cause mais discussão, a final em jogo único, ainda é estudada pela Conmebol, e se houver alguma mudança será anunciada pela entidade.

Comentários