A campanha do Atlético Tucumán, adversário do Grêmio na Copa Libertadores


Por: Valéria Possamai,

Fundado em 27 de setembro de 1902, o Clube Atlético Tucumán vive seu melhor momento em seus 115 anos de história. Atual vice-líder do Campeonato Argentino, o clube chega pela primeira vez a fase classificatória de quartas de final da Copa Libertadores da América. Para seguir adiante com o sonho da conquista inédita à semifinal do torneio continental, o time terá pela frente o Grêmio, atual campeão da competição.

Popularmente conhecido com Decano, o time de Tucumán chega para disputa das quartas de final apresentando bom rendimento no Campeonato Argentino. Em cinco partidas disputadas foram 11 pontos conquistados, sem nenhuma derrota. Na competição, a equipe soma 3 vitórias e 2 empates. Foram 10 gols marcados e 5 sofridos, o que garante um saldo de 5 gols.

Luis Miguel Rodríguez é o artilheiro da equipe no campeonato nacional, com 3 gols. O camisa 7 chegou atingiu a marca, na última partida sobre Tigre, quando marcou os três gols da vitória do time decano. O meia Guillermo Acosta também aparece entre os destaques da equipe, pelas duas assistências somadas nos últimos jogos.

O Atlético Tucumán fez 30 jogos em 2018, unindo duas temporadas, já que na Argentina o calendário segue o futebol europeu. Do total de jogos realizados neste ano, o Tucumán venceu 13, empatou 12 e perdeu apenas 5.

O caminho até às quartas

De forma inédita, o Atlético Tucumán faz nesta edição, sua primeira participação entre os oitos melhores times da Libertadores. Até o momento, foram oito jogos somando quatro vitórias, um empate e três derrotas.

A equipe terminou a fase de grupos no segundo lugar do Grupo 3. O time chegou a classificação com uma campanha de 55,6% de aproveitamento. Em 6 jogos, foram três vitórias, um empate e duas derrotas.

Na fase de Oitavas, encarou o Atlético Nacional, de Medellin. Na primeira partida, venceu em casa, pelo placar de 2 a 0. Fora de casa, alcançou a classificação no saldo de gols, após perder por 1 a 0. Conquistando assim, sua melhor participação no torneio continental.

Campanha em casa

Atuando no Estádio José Fierro, foram quatro enfrentamentos, no qual somou três vitórias e uma derrota. Balançou as redes seis vezes e sofreu dois gols.

0x2 Libertad
3×0 The Strongest
1×0 Peñarol
2×0 Atl. Nacional

Estádio José Fierro

Inaugurado em 21 de maio de 1922, o Monumental José Fierro é o recinto do clube argentino. O estádio tem capacidade para 35.200 torcedores.

A casa da equipe fica situada na província de San Miguel de Tucumán. A cidade fica localizada ao norte do território argentino, cerca de 1.300km da capital Buenos Aires. Com aproximadamente 549.168 habitantes, é a sexta cidade mais populosa da Argentina.

Fundada em 1565, Tucumán possui grande importância histórica para Argentina. Foi ali que em 1816, foi proclamada a independência do país, após a derrota dos espanhóis frente às tropas de San Martín.

Foto: (Divulgação/Clube Atlético Tucumán)

Comentários