#10yearchallenge: Relembre as estreias da Dupla Gre-Nal no Campeonato Gaúcho


Por: Valéria Possamai,

O domingo marcou a estreia de Grêmio e Inter na 99ª edição do Campeonato Gaúcho. Em ambos os duelos fora de casa, a dupla iniciou o estadual com vitória. No estádio do Vale, o tricolor venceu o Novo Hamburgo pelo placar de 4 a 0. Já em Ijuí, o colorado fez 1 a 0 no São Luiz. Entrando na onda do desafio #10yearchallenge, o “desafio dos 10 anos”, a Rádio Grenal relembra as estreias dos dois time nos últimos dez anos, confira abaixo.

2009

Ainda no modelo de disputa organizado em dois turnos, com realização da Taça Fernando Carvalho, no primeiro turno, e a Taça Fábio Koff, no segundo turno, Grêmio e Inter deram o pontapé inicial na temporada com empate. No dia 20 de janeiro, em partida disputada no Beira-Rio, o colorado ficou no empate em 0 a 0 com a equipe do Santa Cruz.

Já no Estádio Presidente Vargas, Inter-SM e Grêmio ficaram no 1 a 1. O time da casa abriu o marcador no primeiro tempo com Vainer, e o tricolor igualou o placar com Ruy, de cabeça, na etapa complementar.

Campeão da Taça Fernando Carvalho e da Taça Fábio Koff, o Internacional foi o Campeão Gaúcho de 2009.

2010

No ano seguinte, em ambas às estreias no dia de 17 de janeiro, Grêmio e Inter venceram em seus jogos de estreia (episódio que só voltou a se repetir neste último domingo, na disputa do Gauchão 2019. O tricolor venceu o Pelotas, fora de casa por 3 a 2; o colorado, no Beira-Rio, triunfou sobre o Ypiranga-RS por 4 a 2.

A disputa envolveu dezesseis clubes distribuídos em duas chaves, e a dupla protagonizou o duelo final pelo título de campeão. O Grêmio, campeão da Taça Fernando Carvalho, enfrentou o Inter, vencedor da Taça Fábio Koff. O vencedor do primeiro (Grêmio) enfrentou o ganhador do segundo (Internacional). O Grêmio venceu o primeiro jogo por 2×0[2] e perdeu o segundo por 1×0.[3]

O Grêmio foi o campeão da edição 2010. Foto: (Gazeta Press)

2011

A temporada de 2011 começou com revés pelo lado colorado. Na primeira rodada do Gauchão, o Inter foi derrotado pelo Cruzeiro, pelo placar de 1 a 0, fora de casa. Pelo lado tricolor, em partida disputada no Estádio Olímpico, Grêmio e Lajeadense empataram em 2 a 2.

Inter foi o campeão desta edição.

2012

Em 21 de fevereiro de 2012, o Grêmio voltava a encontrar o Lajeadense, na estreia do Campeonato Gaúcho, em casa. Na disputa, o time visitante levou a melhor e surpreendeu ao time da capital, ao vencer por 2 a 0.

Já na estreia disputada no Estádio do Vale, o Inter venceu o Novo Hamburgo, pelo placar de 1 a 0.

Nesta edição, o Internacional sagrou-se campeão após vitória por 2 a 1 contra o Caxias no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

2013

A 93ª edição da competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol, começou com vitória e empate para a Dupla. O Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas,  foi palco do empate entre Inter e Passo Fundo, pelo placar de 1 a 1. Já o tricolor, venceu o Esportivo, fora de casa, por 2 a 0.

O Inter foi o campeão desta edição.

2014

Com mudança na forma de disputa, o Campeonato Gaúcho de Futebol de 2014 envolveu dezesseis clubes distribuídos em duas chaves, diferentemente das últimas edições, o torneio teve a disputa em turno único.

Na primeira rodada, o Inter comandado pelo técnico Abel Braga venceu o São Luiz, no Beira-Rio, pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Cláudio Winck e Aylon.

Já o tricolor, comandado por Gilberto Santos, perdeu por 1 a 0, para o São José, fora de casa, na primeira partida pelo Gauchão.

O Inter foi o campeão desta edição.

2015

O dia 31 de janeiro de 2015 marcou a estreia do Grêmio pelo Gauchão na Arena. O time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu o União Frederiquense, pelo placar de 3 a 0. Os gols foram anotados por Barcos, duas vezes e Everton. O Inter, por sua vez, empatou fora de casa, com o Lajeadense em 1 a 1. Gilmar marcou para o time da casa e Ernando empatou para o colorado.

Foto:(Divulgação/Grêmio FBPA)

O Inter manteve a hegemonia e se consagrou-se novamente, campeão do estadual.

2016

A estreia do Inter na edição de 2016 foi marcada por um episódio a parte. Por conta de temporal, o primeiro jogo que seria disputado contra o Ypiranga precisou ser adiado. O então time comandado pelo técnico Argel Fucks só estreou na rodada seguinte diante do São José, quando empatou em 0 a 0, fora de casa.

Pelo lado tricolor, os comandados de Roger Machado venceram o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, pelo placar de 3 a 0. Luan, Everton e Pedro Rocha anotaram para o Grêmio e Cleverson marcou para o time da casa.

Ao vencer mais uma final, o Inter consagrou-se hexacampeão gaúcho.

Foto:(DIvulgação/S.C.Internacional)

2017

Já sob o comando do técnico Renato Portaluppi, o Grêmio deu o pontapé inicial no Gauchão 2017 com vitória em casa sobre o Ypiranga. Na Arena, Henrique e Fernandinho marcaram os gols.

Já no Estádio David Farina, o Inter empatou em 1 a 1 com o Veranópolis. Rodrigo Dourado abriu o placar para os colorados, mas Paulo empatou para o time da casa.

Quebrando a hegemonia da Dupla Gre-Nal, o Novo Hamburgo consagrou-se campeão desta edição do Campeonato Gaúcho.

Foto: (Adilson Germann/ECNH)

2018

O colorado começou a temporada estreando no estádio Beira-Rio. Sob o comando de Odair Hellmann, o time recebeu o Ypiranga e venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de William Pottker.

Já o Grêmio fez a primeira partida do estadual contra o São Luiz. Em partida disputada no estádio 19 de outubro, os times empataram em 1 a 1. Matheus Henrique marcou pelo lado tricolor e Juninho Gramadense anotou para os mandantes.

Foto:(Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Nesta edição, o Grêmio conquistou a taça da competição.

 

Comentários

>